"Arquitetura, Subjetividade e Cultura: Pensando ambiências pela subjetividade" foi a VII edição do curso de extensão promovido pelo LASC/ Proarq/ UFRJ na modalidade remota em 2021. Abordou questões relativas à pesquisa sobre alteridade, identidade e memória, além de conceitos que subsidiam a formulação de metodologias à prática e à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
ARQUITETURA E URBANISMO PARA UM FUTURO SISTÊMICO
SOBRE O CURSO
O curso de extensão “Arquitetura, Subjetividade e Cultura” tem abordado desde 2012 questões relativas à pesquisa qualitativa em arquitetura e urbanismo por meio de conceitos transdisciplinares que subsidiam metodologias diferenciadas voltadas à prática, pesquisa e ao ensino. Na edição 2021, a busca pela democratização do conhecimento produzido no âmbito da UFRJ e de instituições universitárias parceiras de pesquisa, dentro e fora do Brasil, estimulou o compartilhamento de novos métodos de pesquisa, ganhando relevância na medida em que contribuiu para fundar novos paradigmas epistemológicos, através do “exercício experimental da liberdade” provocado nos participantes.
A ideia de uma ‘experimentação’ está presente em toda a construção e desenvolvimento do curso de extensão. O termo nasce por volta de 1960 como "exercício experimental da liberdade", cunhado por Mario Pedrosa, como uma dissolução da ideia geral (de um objeto) e o envolvimento do espectador em ações e processos abertos, tornando assim, espectador-ação-objeto uma coisa só, e fazendo atentar para a autonomia de quem vive um determinado processo. Tal reflexão é importante para fazer entender que um futuro sistêmico para a Arquitetura e Urbanismo, fundamentados por suas bases firmadoras, só é possível com a descoberta de ações teóricas e práticas que permitam proposições abertas e sempre participantes. Assim, o curso de extensão apresentado é um marco evolutivo, já em sua 6ª edição, do aprendizado tomado de edições anteriores e da maturidade do entrelaçamento com pesquisadores de instituições de ensino brasileiras e internacionais, sempre visando esse exercício de autonomia do participante – que quer aprender a fazer pesquisa!
Helena Carvalhosa disse que “a arte é o exercício experimental da liberdade”. Na construção desse curso, podemos dizer que “a arte de conhecer é o exercício experimental da liberdade” – a mesma arte de tecer aprendizagens ‘fazendo’, como Hélio Oiticica (1937-1980) fundou com seus neoconcretismos e a evocação de seu público para a participação.
O curso busca construir conhecimentos e propostas que sirvam de apoio para o trabalho de arquitetos e urbanistas, pesquisadores, planejadores da cidade e interessados na temática - com vistas ao ingresso na vida acadêmica ou incremento de suas atividades profissionais.
Em 2021 o curso foi uma ação de internacionalização da UFRJ, com a participação de professores de instituições públicas e privadas na França (ENSAG / CY Cergy Paris), Bélgica (Louvain Coopération) e Canadá (UQAM), além de parceiros de pesquisa na UFPA, UFRN e Católica de Joinville.
REALIZAÇÃO APOIO
Coordenação
Cristiane Rose Duarte/PROARQ/UFRJ
Ethel Pinheiro Santana/PROARQ/UFRJ
Secretaria Executiva
Laboratório Arquitetura, Subjetividade e Cultura – LASC/Proarq
Comissão Organizadora
Desirèe Souza Vacques
Luísa Barbeito Nunes da Costa
Osmar Santos do Nascimento Júnior
Comitê Científico
Alice Brasileiro, UFRJ
Damien Masson, Université de Cergy-Pontoise
Gleice Elali, UFRN
Jean-Paul Thibaud, ENSAG / CRESSON
Kátia de Paula, Católica de Joinville
Luiz de Jesus Dias, UFPA
Nicolas Tixier, ENSAG / CRESSON
Paula Uglione, UFRJ
Rachel Thomas, ENSAG / CRESSON
CONTATO
Para perguntas e comentários envie um email para lasc.ufrj@gmail.com
ou acesse nossas redes sociais
Clique na imagem acima para fazer o download do PDF
ARQUITETURA, SUBJETIVIDADE E CULTURA . CENÁRIOS DE PESQUISA NO BRASIL E PELO MUNDO / ARCHITECTURE, SUBJECTIVITY AND CULTURE . SCENARIOS AND TRANSVERSAL PATHS FOR RESEARCH
Autoras: Cristiane Rose de Siqueira Duarte, Ethel Pinheiro Santana
Data de publicação: 2020
Clique na imagem acima para fazer o download do PDF
ARQUITIVIDADES SUBJETETURAS . METODOLOGIAS PARA A ANÁLISE SENSÍVEL DO LUGAR
Autoras: Cristiane Rose de Siqueira Duarte, Ethel Pinheiro Santana
Data de publicação: 2019